5 dicas para fazer diferente e vender mais nos marketplaces durante a Black Friday

Os marketplaces são plataformas para compra e venda de produtos, é o lugar mais utilizados na web por empresas no mercado brasileiro. No momento atual da pandemia, muitas lojas físicas fecharam e os pequenos e médios negócios utilizaram desse modelo para ganhar visibilidade e aumentar as vendas.

Os marketplaces são plataformas para compra e venda de produtos, é o lugar mais utilizados na web por empresas no mercado brasileiro. No momento atual da pandemia, muitas lojas físicas fecharam e os pequenos e médios negócios utilizaram desse modelo para ganhar visibilidade e aumentar as vendas.

De acordo com pesquisa do Webshoppers, o mais amplo relatório sobre e-commerce do país, elaborado pela Ebit|Nielsen, em parceria com a Elo, mostra que o e-commerce ainda é bastante dependente do marketplace, com 78% do faturamento total do mercado. Com faturamento de 30 bilhões nos seis primeiros meses de 2020, o crescimento no setor com a pandemia fez com que as lojas que atuam no marketplace se expandissem 56% sobre o mesmo período em 2019.

Para 2020, a Black Friday deve consolidar ainda mais o marketplaces. De acordo com o relatório anual Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), realizado no Brasil com o apoio do Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), indica que 2020 será o ano em que o país atingirá sua maior taxa de empreendedores iniciais ou donos do próprio negócio com até três anos e meio de atividade, com 25% da população adulta nacional empreendendo.

Alexandre Nogueira, CEO da Universidade Marketplaces e credenciado pelo Mercado Livre separou algumas dicas para os lojistas se destacarem nessa Black Friday. “Essa Black Friday promete ser a melhor nos últimos anos, mas pensando no crescimento do marketplace, temos que pensar também no aumento da concorrência. Eu comecei vendendo e vejo a dificuldade dos lojistas em se programarem para conseguir aumentar suas vendas. Nessa época do ano é necessário estar preparado estrategicamente para não perder vendas”, ressalta o CEO.

1-) Planejar e organizar estoque

Antes de organizar a venda é necessário quantificar sua compra. A matéria prima de alguns produtos está em falta, então certifique-se de que terá a quantidade certa para anunciar na hora da venda.Vender algo e não entregar, seja lá por qual motivo é a maior reclamação dos consumidores. Além disso, saber o quanto de produto que tem no seu estoque, te possibilita de desovar alguns produtos que estão parados a muito tempo. Uma dica é fazer combo nas promoções com esses produtos parados.

2-) Deixe todas as informações disponíveis para o cliente

O número de lojas e concorrentes dentro do marketplace é gigantesco, então é importante fornecer o maior número de informações possíveis do seu produto ou serviço. Apresente informações objetivas, descrições detalhadas e boa qualidade nas fotos. Isso evita que o consumidor fique com dúvidas e desista da compra.

3-) Faça planejamento do seu posicionamento

O momento é de aproveitar a Black Friday para consolidar o crescimento da sua marca no marketplaces. O tráfego de pessoas é muito alto nessa época do ano e ter um posicionamento correto pode fazer total diferença na hora da escolha para o cliente.

4-) Ofereça desconto de verdade

Os consumidores estão interessados em promoções e estão cada vez mais antenados com os “falsos descontos” e “black fraude”. Para ele acaba sendo fácil identificar uma promoção duvidosa. Faça kits ou combos, mas nada de aumentar o valor antes para dar desconto na Black Friday.

5-) Organizar sua logística

Um dos maiores diferenciais que os clientes procuram na hora da compra pela internet é prazo de entrega. Então é ideal que sua logística esteja alinhada e cumpra o prazo estabelecido pelos produtos. É importante escolher parceiros certos e usar a tecnologia a seu favor. No mercado existem diversas empresas que podem ajudar a melhorar sua logística e não depender apenas dos correios.

A Black Friday é uma data que exige muito planejamento e organização dos detalhes. Prepare-se, siga essas dicas e boas vendas!

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0153 5.0156
Euro/Real Brasileiro 5.4065 5.4145
Atualizado em: 28/03/2024 18:16

Indicadores de inflação

12/2023 01/2024 02/2024
IGP-DI 0,64% -0,27% -0,41%
IGP-M 0,74% 0,07% -0,52%
INCC-DI 0,31% 0,27% 0,13%
INPC (IBGE) 0,55% 0,57% 0,81%
IPC (FIPE) 0,38% 0,46% 0,46%
IPC (FGV) 0,29% 0,61% 0,55%
IPCA (IBGE) 0,56% 0,42% 0,83%
IPCA-E (IBGE) 0,40% 0,31% 0,78%
IVAR (FGV) -1,16% -0,37% 1,79%