6 ações para criar uma conexão emocional com o consumidor

Antes de tudo, trate os funcionários como se fossem os primeiros clientes

Muito além de compreender o cliente, é essencial engajá-lo de maneira em que uma conexão emocional seja criada. Até porque, os benefícios dessa relação são inúmeros. Segundo uma pesquisa da NewVoiceMedia, empresa de serviços em nuvem, 86% dos respondentes se sentiriam mais valorizados e comprariam de novo de uma marca se o atendimento fosse capaz de criar uma conexão emocional.

Ou seja, as tendências em atendimento estão passando por transformações, mas a experiência e conexão emocional, são pontos que devem sempre estar no mindset dos empreendedores quando o assunto é relacionamento. Sem dúvida, um negócio que é focado em desenvolver uma ligação emocional verdadeira com o seu público-alvo, faz com que essa premissa seja parte da cultura e que os colaboradores estejam sempre engajados com essa causa.

Dessa maneira, as interações pessoais e emocionais com os consumidores preenchem uma lacuna que a inteligência artificial dificilmente vai preencher. Isso, porque, quando falamos em criar conexões, não há quem faça isso melhor do que as pessoas.

Confira algumas dicas para construir uma relação emocional:

1. Trate os funcionários como se fossem os primeiros clientes

É essencial construir uma cultura onde a satisfação dos colaboradores seja colocada em primeiro lugar, pois eles são o coração da empresa e, quando se orgulham do trabalho que fazem, isso geralmente leva a experiências incríveis.

2. Foque em experiências memoráveis

Essas experiências são as que criam conexões reais. Mas, como fazer isso? Ouça seu consumidor, pois isso já mostra que você se importa com o que ele sente, além de ser uma ótima maneira de descobrir necessidades, desafios e pontos problemáticos.

3. Obtenha feedbacks rápidos

A melhor forma de recebê-los rapidamente é com uma pesquisa logo após o atendimento. E, ao receber um bom feedback, é muito importante que esse elogio seja destinado à equipe que participou do processo. Isso porque, o reconhecimento é um ótimo estímulo e ainda demonstra a qualidade do serviço para outros colaboradores.

4. Fique atento às necessidades do seu público

Uma boa estratégia de atendimento sempre começa com a compreensão do que de fato o cliente precisa. E isso envolve questões como: nível de serviço, qualidade do produto, preço, promoções, entre outros. Só assim uma organização consegue aprimorar o serviço e avaliar o que realmente está funcionando.

5. Use o autoatendimento a seu favor

Quando uma companhia utiliza esses canais para resolver questões mais simples, os operadores ficam mais livres para atender às demandas mais complexas com mais paciência e motivação.

6. Incentive o engajamento

É fundamental criar interações que despertem o interesse, porque isso é o que engaja. Esse é o caminho mais rápido para melhorar experiência com a marca. Para isso, use seus canais de comunicação para iniciar conversas, crie enquetes rápidas, solicite feedbacks, interaja em fóruns ou qualquer outra ação cabível.

Em suma, muitas empresas têm a possibilidade de criar conexões emocionais durante o atendimento, mas acabam deixando passar. E à medida que os consumidores buscam mais interação com a equipe de atendimento, seja procurando ajuda ou para compartilhar opiniões sobre os serviços prestados, é possível ser mais assertivo e criar uma relação afetiva com o seu público-alvo. Aproveite as oportunidades!

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 4.9921 4.993
Euro/Real Brasileiro 5.3848 5.3928
Atualizado em: 28/03/2024 08:27

Indicadores de inflação

12/2023 01/2024 02/2024
IGP-DI 0,64% -0,27% -0,41%
IGP-M 0,74% 0,07% -0,52%
INCC-DI 0,31% 0,27% 0,13%
INPC (IBGE) 0,55% 0,57% 0,81%
IPC (FIPE) 0,38% 0,46% 0,46%
IPC (FGV) 0,29% 0,61% 0,55%
IPCA (IBGE) 0,56% 0,42% 0,83%
IPCA-E (IBGE) 0,40% 0,31% 0,78%
IVAR (FGV) -1,16% -0,37% 1,79%