Missão, visão e valores: como fazer?
Apesar de vários empreendedores não darem muita ênfase para essa ferramenta, ela é muito importante pois define o que a empresa "É" e para onde deseja "IR"
Antes de falarmos diretamente de MISSÃO, VISÃO e VALORES; temos que essencialmente conceituar ESTRATÉGIA.
ESTRATÉGIA, segundo Mintzberg, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados, ou seja, estratégia empresarial é o conjunto de ações que definem: a especificidade do mercado, os rumos que a empresa seguirá e como vai executar.
Apesar de vários empreendedores não darem muita ênfase para essa ferramenta, ela é muito importante pois define o que a empresa "É" e para onde deseja "IR".
Mas como fazer a MISSÃO, VISÃO e VALORES da minha empresa?
1 - MISSÃO:
Declara a razão de ser empresa hoje. Orienta objetivamente como a empresa deve atuar para cumprir o que está contido com a definição do negócio e na visão da organização. A Missão da organização liga-se diretamente aos seus objetivos institucionais, e aos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão de ser.
PERGUNTAS FACILITADORAS QUE ORIENTAM NA CONFECÇÃO DA MISSÃO:
1 - O que a EMPRESA deve fazer?
2 - Para QUEM deve fazer?
3 - Para QUE deve fazer?
4 - COMO deve fazer?
5 - ONDE deve fazer?
6 - Qual a RESPONSABILIDADE SOCIAL a EMPRESA tem?
EXEMPLO:
EMBRATEL
“Prestar serviços de telecomunicações globais destinados a atender às necessidades de seus clientes, no Brasil e no exterior, com qualidade, confiabilidade e custos adequados a seus negócios.”
2 - VISÃO:
É a posição que queremos ocupar num cenário futuro, seja em negócios existentes, seja em uma nova composição de negócio. Deve ser uma imagem ambiciosa de um estado que deseja alcançar a longo prazo. É um marco para um ponto de chegada, para a jornada que a empresa vai enfrentar nos próximos dez anos.
PERGUNTAS FACILITADORAS QUE ORIENTAM NA CONFECÇÃO DA VISÃO:
1 - Qual é o nosso objetivo?
2 - Qual é a força que nos impulsiona?
3 - Quais são os nossos valores básicos?
4 - O que desejamos realizar?
5 - O que fazemos de melhor?
6 - O que mudaríamos?
EXEMPLO:
ITAÚ
"Ser o banco líder em performace, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo de marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes."
3 - VALORES
São os princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão. São limittações éticas das ações da organização (explícitas).
Fontes: uniesp digital.Dornelas.
Usa-se somente palavras que expressam qualidades que a empresa defende.
EXEMPLO:
Compromisso, ética, dedicação, confiabilidade, inovação.....
Links Úteis
- Receita Federal
- Caixa Econômica Federal
- Simples Nacional
- Conselho Federal de Contabilidade
- Correios
- IOB
- ECONET Editora
- Banco do Brasil
- Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina
- Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná
- Prefeitura de São Lourenço do Oeste
- Ibama MMA
- IAP - Instituto Ambiental do Paraná
- Prefeitura Municipal de Pato Branco
- Prefeitura Municipal de Araucaria
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.1471 | 5.1473 |
Euro/Real Brasileiro | 5.5036 | 5.5116 |
Atualizado em: 24/04/2024 21:41 |
Indicadores de inflação
01/2024 | 02/2024 | 03/2023 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | -0,27% | -0,41% | -0,30% |
IGP-M | 0,07% | -0,52% | -0,47% |
INCC-DI | 0,27% | 0,13% | 0,28% |
INPC (IBGE) | 0,57% | 0,81% | 0,19% |
IPC (FIPE) | 0,46% | 0,46% | 0,26% |
IPC (FGV) | 0,61% | 0,55% | 0,10% |
IPCA (IBGE) | 0,42% | 0,83% | 0,16% |
IPCA-E (IBGE) | 0,31% | 0,78% | 0,36% |
IVAR (FGV) | -0,37% | 1,79% | 1,06% |