Missão, visão e valores: como fazer?

Apesar de vários empreendedores não darem muita ênfase para essa ferramenta, ela é muito importante pois define o que a empresa "É" e para onde deseja "IR"

Antes de falarmos diretamente de MISSÃO, VISÃO e VALORES; temos que essencialmente conceituar ESTRATÉGIA.

ESTRATÉGIA, segundo Mintzberg, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados, ou seja, estratégia empresarial é o conjunto de ações que definem: a especificidade do mercado, os rumos que a empresa seguirá e como vai executar.

Apesar de vários empreendedores não darem muita ênfase para essa ferramenta, ela é muito importante pois define o que a empresa "É" e para onde deseja "IR".

Mas como fazer a MISSÃO, VISÃO e VALORES da minha empresa?

1 - MISSÃO:

Declara a razão de ser empresa hoje. Orienta objetivamente como a empresa deve atuar para cumprir o que está contido com a definição do negócio e na visão da organização. A Missão da organização liga-se diretamente aos seus objetivos institucionais, e aos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão de ser.

PERGUNTAS FACILITADORAS QUE ORIENTAM NA CONFECÇÃO DA MISSÃO:

1 - O que a EMPRESA deve fazer?
2 - Para QUEM deve fazer?
3 - Para QUE deve fazer?
4 - COMO deve fazer?
5 - ONDE deve fazer?
6 - Qual a RESPONSABILIDADE SOCIAL a EMPRESA tem?

EXEMPLO:

EMBRATEL
“Prestar serviços de telecomunicações globais destinados a atender às necessidades de seus clientes, no Brasil e no exterior, com qualidade, confiabilidade e custos adequados a seus negócios.”

2 - VISÃO:
É a posição que queremos ocupar num cenário futuro, seja em negócios existentes, seja em uma nova composição de negócio. Deve ser uma imagem ambiciosa de um estado que deseja alcançar a longo prazo. É um marco para um ponto de chegada, para a jornada que a empresa vai enfrentar nos próximos dez anos.

PERGUNTAS FACILITADORAS QUE ORIENTAM NA CONFECÇÃO DA VISÃO:

1 - Qual é o nosso objetivo?
2 - Qual é a força que nos impulsiona?
3 - Quais são os nossos valores básicos?
4 - O que desejamos realizar?
5 - O que fazemos de melhor?
6 - O que mudaríamos?

EXEMPLO:

ITAÚ
"Ser o banco líder em performace, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo de marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes."

3 - VALORES
São os princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão. São limittações éticas das ações da organização (explícitas).

Fontes: uniesp digital.Dornelas.
Usa-se somente palavras que expressam qualidades que a empresa defende.

EXEMPLO:

Compromisso, ética, dedicação, confiabilidade, inovação.....

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.1471 5.1473
Euro/Real Brasileiro 5.5036 5.5116
Atualizado em: 24/04/2024 21:41

Indicadores de inflação

01/2024 02/2024 03/2023
IGP-DI -0,27% -0,41% -0,30%
IGP-M 0,07% -0,52% -0,47%
INCC-DI 0,27% 0,13% 0,28%
INPC (IBGE) 0,57% 0,81% 0,19%
IPC (FIPE) 0,46% 0,46% 0,26%
IPC (FGV) 0,61% 0,55% 0,10%
IPCA (IBGE) 0,42% 0,83% 0,16%
IPCA-E (IBGE) 0,31% 0,78% 0,36%
IVAR (FGV) -0,37% 1,79% 1,06%