Marketing - Somos capazes de .....
Nós brasileiros somos capazes de transformar dificuldades em superação
Durante muito tempo o marketing tem sido definido como atender as necessidades e desejos dos consumidores. Acredito que essa definição não seja somente pertinente ao marketing, mas a qualquer ação humana que tenha por objetivo oferecer a outra parte algum tipo de solução.
Definições generalistas são encontradas facilmente em livros de marketing e vendas, mas ainda há ausência de algo funcional que pudesse ser aplicado de forma simples e prática.
Muitas abordagens de marketing ensinadas nas universidades brasileiras e também em cursos de extensão são baseadas na experiência de empresas e pesquisas norte-americanas. Essas experiências estrangeiras trouxeram muita contribuição para o avanço em marketing no Brasil, bem como as pesquisas acadêmicas, mas onde estaria aquele "jeitinho brasileiro"?
Falo de "jeitinho brasileiro" no sentido mais adequado deste jargão. Entenda o caro leitor, que me refiro à criatividade, gentileza, sorriso e solução!
Nós brasileiros somos capazes de transformar dificuldades em superação, de fazer do nosso trabalho um momento de lazer e descontração, mesmo quando o salário não seja aquele que achamos justo. Somos capazes de partilhar e compartilhar informações sem precedentes, até mesmo sobre futebol, quando o cliente nem sequer jogou uma partida de futebol em sua vida.
Somo capazes de fazer daquele Shopping Center frio e indiferente um lugar no qual as pessoas adoram gastar tempo e dinheiro quando o tempo está chuvoso.....ao invés de estarem com os seus amigos ou parentes em casa batendo um bom papo...
Somos capazes de levar milhões de brasileiros e até mesmo estrangeiros na Av. Paulista para o réveillon, mesmo que no dia-a-dia, queremos evitá-la a todo custo. Somos capazes de dizer que tudo está bem quando o salário do trabalhador aumenta uma "merreca", ou quase nada, e dos nossos "servidores públicos" uma fortuna... Somos capazes de ver nossos bens e muitas vezes nossas casas serem levados pela chuva, e mesmo assim começamos tudo de novo...
É assim que fazemos marketing, acreditando e trabalhando, criando e superando as dificuldades que encontramos em nossas vidas, certos de que sempre poderemos dar um pouco mais, mesmo que em algum momento, tenhamos apenas um punhado de esperança em nossas mãos.
Feliz 2011.
Links Úteis
- Receita Federal
- Caixa Econômica Federal
- Simples Nacional
- Conselho Federal de Contabilidade
- Correios
- IOB
- ECONET Editora
- Banco do Brasil
- Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina
- Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná
- Prefeitura de São Lourenço do Oeste
- Ibama MMA
- IAP - Instituto Ambiental do Paraná
- Prefeitura Municipal de Pato Branco
- Prefeitura Municipal de Araucaria
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.8272 | 5.8288 |
Euro/Real Brasileiro | 6.1312 | 6.1463 |
Atualizado em: 27/11/2024 10:03 |
Indicadores de inflação
08/2024 | 09/2024 | 10/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,12% | 1,03% | 1,54% |
IGP-M | 0,29% | 0,62% | 1,52% |
INCC-DI | 0,70% | 0,58% | 0,68% |
INPC (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,61% |
IPC (FIPE) | 0,18% | 0,18% | 0,80% |
IPC (FGV) | -0,16% | 0,63% | 0,30% |
IPCA (IBGE) | -0,02% | 0,44% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,19% | 0,13% | 0,54% |
IVAR (FGV) | 1,93% | 0,33% | -0,89% |